Idéias Mal Cozidas

Comentários pertinentes e impertinentes, resenhas e até aquilo q vc não quer saber antes de ler um livro ou filme, se me der vontade! E outras coisitas mais que possam aparecer...

quinta-feira, agosto 19, 2004

Povos da Terra

Dia 03 de Julho de 2004

Tradição e Resistência: encontro de povos indígenas- SESC Belenzinho/SP

Algumas anotações feitas no dia. O interessante a se notar é que todos falaram algo em sua língua como introdução, para afirmar sua identidade, e também que todos mencionaram o probelma da água como algo que tem que ser resolvido o quanto antes, para o bem da humanidade como um todo, e não apenas para os povos indígenas.

David Yanomani:
Temos que resistir a pressões financeiras e políticas. Não entregar a reserva Raposa do Sol aos poderosos de Roraima. Os estrangirps estão de olho na floresta. A água está acabando e isso eles cobiçam!

Álvaro Tukano:
Os países de fora não tem cultura nenhuma que nos seja útil. Pelo contrário, os índios é que tem a verdadeira cultura. O maior probelma é o Senado e o Congresso, que está ocupado em fazer leis que diminuem as áreas e as verbas da FUNAI.

Timóteo Verá:
é necessário aumentar as terras dos Tenodé Porã em Saõ Paulo (capital) para cosseguirem sobreviver e forma digna.

Maria Inês Ladeira:
40% dos índios estão nbo Sul/Sudeste/Nordeste, em áreas tão pequenas que nem aparecem nos mapas. A demarcação tem sido feita mais no sentido de confinar o índio aos seu espaço e "resolver" o problemas do índio, para que ele não saia mais de lá para incomodar o branco, quei pode fazer o que quiser depois.

Pirakumã Yawaiapiti:
A reserva do Xingu não foi demarcada numa conversa com os índios, mas sim pela burocracia. A poluição das cabeceiras dos rios que atravessam a reserva é feita pelos agricultores, e as crianças das tribos adoecem por causa disso. Não há nascentes na reserva apra garantir água pura.

Vilmar Martins Mura Guarany:
Se houver uma divergencia entre os índios em suas reservas, o espaço que tem é tão pequena que não tem como cada um ir para um lado para resolver o problema. Isso aumenta os conflitos internos das tribos que vivem em áreas pequenas, principalemtne entre os guaranis que são nômades.



Nota da Estrela:
Essas anotações foram feitas a mais de 2 meses, mas o saci que eu crio (aliás, ando desconfiando que ele procriou...) sumiu com as anotações, e só essa semana as encontrei para pode postar aqui.