Idéias Mal Cozidas

Comentários pertinentes e impertinentes, resenhas e até aquilo q vc não quer saber antes de ler um livro ou filme, se me der vontade! E outras coisitas mais que possam aparecer...

sexta-feira, agosto 08, 2008

Coisas estranhas em Brasília....

Ponto 1 - Semana passada foi sancionada a lei sobre o salário mínimo na educação, após mais de 1 ano e meio de discussão. Não acho que demorou, aliás, acho que até passou rápido.. Mas aí, os governadores e prefeitos começarama chiar sobre pontos da lei, que tornariam inviáveis e inadministráveis a maioria dos orçamentos públicos.

Ponto 2 - Esta semana deve ser sancionada, com alguns vetos, uma lei regulamentando as investigações em escritórios de advocacia. A OAB, as associações de Juízes e a Polícia Federal pressionaram por quase 2 semanas o Executivo para sancionar ou vetar, dependendo do interesse em questão.

Ponto 3 - Leio um texto, o editorial a Folha de São Paulo, sobre o fato descrito no ponto 1. Resumidamente, ele explica o que acontece na educação, e termina perguntando: Se os governadores e prefeitos acham que a lei tem problemas, pq deixaram ela ser aprovada por unanimidade?? Não tem contatos com os deputados e senadores e influência bastante pra isso? Ou será que o tema Educação realmente não tem importância nenhuma em suas agendas, ao ponto de nem terem se dado ao trabalho de ver o que se estava votando??

Ponto 4 - Hoje me pus a pensar: o caso da lei sobre as investigações em escritórios de advocacias passou pelo Congresso também, e ninguém que era contra fez pressão? Não levaram os pontos que poderiam tornar alguns escritórios depósitos de dados e material de criminosos a público antes porquê?

Ponto 5 - O Congresso tem sido sistematicamente desmoralizado como isntituição. Tem pontos podres?Tem. Mas nem todas as denúncias se provaram verdadeiras e denunciados tem ganho ações de indenização na justiça, apontando como foram injustiçados na mídia, e a isto ninguém dá destaque. e ficar pressionando o Presidente pra "corrigir" o que os deputados fizeram não é algo condenável? Não é dizer pros deputados e senadores sérios que o que eles fazem é em vão?

Ponto 6 -Cada vez mais, vejo as pessoas falando como se só o executivo pudesse fazer as coisas, mandar e desmandar e achando que isso é o correto. E achando que quanto mais a polícia prende e arrebenta mais a coisa está indo pro lado certo.

Bom, eu começo é ficar APAVORADA, MUITO APAVORADA com isso tudo.

Governo centralizado, polícia com poder de polícia, juiz e executor? É isso que queremos?
Tem gente que acha que isso resolve os problemas.

Sim, resolve os problemas de quem acha que OUTRA PESSOA TEM QUE RESOLVER OS NOSSOS PROBLEMAS, E NÃO NÓS MESMOS!!

Resolve o problema de quem gosta de culpar A SOCIEDADE pelos problemas que acontecem.

A SOCIEDADE NÃO SÃO OS OUTROS, A SOCIEDADE SOMOS NÓS. SE A SOCIEDADE TEM PROBLEMAS, É PORQUE NÓS TEMOS PROBLEMAS. E SE NÓS NÃO OS RESOLVEMOS, QUEM VAI RESOLVER?? OS OUTROS?

Tenho 40 anos, e comecei a viver numa época em que achavam que o Exército era que tinha que resolver os problemas da Sociedade. Bem, a solução foi aumentar a dívida externa, aumentar a dívida social, a fome no nordeste ainda existia, a educação pública só piorou, a corrupção também aumentou e foi se tornando cada vez mais comum, e o abuso de autoridade mais comum ainda... não resolveu nada só piorou.... com o pouco de democracia que temos, algumas coisas estão começando a mudar, são poucas, mas percebo mudanças acontecendo sistematicamente....

Será que o que aprendi e a geração anterior à minha aprendeu não serve pra nada??

Vamos continuar a votar em quem rouba mas faz? Em quem constrói ponte bonita e joga os pobres que moravam perto dela pra periferia, sem ônibus, hospital, escola e saneamento? Muitos candidados a prefeito estão prometendo e, os que estão no poder e querem se reeleger, estão fazendo coisas que já eram condenáveis há 20 anos, e tem gente achando que o vai resolver o problema??
Se não resolveu há 30 anos atrás, porque vai resolver agora?

E desacreditar o Congresso, taxar todo mundo como ruim, deixar qualquer coisa passar lá e pressionar o Presidente para vetar, num ato que acaba sendo autoritário, não é dar muito poder e responsabilidade pra uma pessoa só?

bem.. acho que como desabafo deu pra começar... mas que ando ASSSUTADA, ah isso ando..