Idéias Mal Cozidas

Comentários pertinentes e impertinentes, resenhas e até aquilo q vc não quer saber antes de ler um livro ou filme, se me der vontade! E outras coisitas mais que possam aparecer...

terça-feira, outubro 26, 2004

Rumi

Isso anda me fazendo ensar muito por esses dias:

Um dos ouvintes disse: "Esqueci algo aqui". O mestre disse:"No mundo só há uma coisa que não se pode esquecer. Pouco importa se esqueces todo o resto, desde que essa coisa não seja esquecida. Porém, se te lembras de tudo, se realiza de tudo, e nada é omitido, a não ser essa única coisa, não realizaste nada.

...Assim, o homem veio ao mundo para realizar uma missão; essa missão é seu verdadeiro objetivo: se não a realiza, na verdade nada fez.

És mais precioso que o céu.
Que posso fazer? Ignoras teu próprio valor.
Não deves reverenciar qualquer mendingo;
pertences unicamente a nós.
Não te vendas por pouco.
visto que tens grande valor

E isso aqui me pareceu uma parábola perfeita para certos cientistas, que pesquisam, pesquisam, pesquisam e não veem o óbvio!!

Um dia o rei escondeu um anel em sua mão e, querendo testar o filho, perguntou-lhe: "Dize-me, o que tenho em minha mão?", - ele respondeu: "O que tens na mão é algo redondo, amarelo e oco". O rei disse: "Esses indícios são corretos, mas dize-me, o que é exatamente?"- "Deve ser uma peneira", respondeu o príncipe. O rei disse: "Destes tantos indícios corretos que a razão se surpreende coma grandeza de teus estudos e conhecimentos. Como não consegues compreender que uma peneira não pode caber numa mão?"

Livros a ler: além do curso de quenya (que será demorado..), ainda tenho O suicídio, e descobri que a Samara tem a Eneida... agora posso preencher parte da lacuna mitológica que me falta...