Idéias Mal Cozidas

Comentários pertinentes e impertinentes, resenhas e até aquilo q vc não quer saber antes de ler um livro ou filme, se me der vontade! E outras coisitas mais que possam aparecer...

quinta-feira, outubro 28, 2004

Teoria do Caos: Será o Fim do universo previsível?

Bom, contrariando todas a expectativas, fui na palestra lá no Instituto de Física da USP. Na ida, estava lendo X, quando de repente olhei pra cima, e vi um céu azul lindo de um lado... do outro, cinza e prometendo frio, mas a Oeste (sempre o oeste...), ele estava de um azul tão puro que merecia um poema.
Anotações e comentários à palestra:

"No início era o caos, e fez-se a ordem". Isso aparece em praticamente todos os textos religiosos, de todas as culturas. A criação do mundo se faz a partir do caos.
Mas parece que sobrou um pouco de caos nesse universo criado.
Ou seja.. fudeu!!
Ou como falei uma vez pro meu russo preferido, quando me perguntou o Deus fez após ter descansado no sétimo dia: ele passa o tempo tentando consertar o que deu errado por ter sido tão apressado....
Isso tudo começou com uma história em relação às equações diferenciais. Será que todas eles teriam solução??
O que é equação diferencial e pra que serve?? Isso vocês terão que perguntar pra algum matemático ou físico de plantão.. Só sei que o Poincaré tem algo a ver com isso, e ele eu sei que era um matemático muito, muito bom... e que fez diferença no pensamento ocidental.
Pinball é muito interessante do ponto de vista dos físicos.
Nunca mais jogarei Pinball sem imaginar que tem umas trocentas equações que podem ser feitas com uma simples bolinha batendo....
Isso tem algo a ver com órbitas aprisionadas...
Só que o palestrante não explicou isso...
A partir de certo número de condições iniciais, o resultado é imprevisível. Na dinâmica de populações, cálculos podem levar a prever desde a extinção ao excesso de população.
Ou seja, isso pode explicar porque certos cientistas não tem o menor pudor em contrariar as previsões pessimistas de certos ambientalistas, pois se a partir de dado número de equações a serem feitas, os números podem se contradizer radicalmente se apenas uma variável ínfima for modificada.
Isso se utilizarmos sistemas deterministas, que acabam levando a resultados não determinísticos.
Ou seja, isso tudo aí não tem um pingo de teoria da relatividade ou de física quântica... é física/matemática do séc. XIX..... e mesmo assim não se conseguiu ultrapassar esses limites e torná-la obsoleta...
O caos acontece quando o experimento é muito sensível à condição inicial.
Ou seja, se uma bola de sinuca for tocada num ponto minimamente diferente do ponto anterior, os resultado final pode ser um completo fracasso ou sensacional.
E a frase final, e mais relevante de todas:

"O Universo é caótico, não é justo."

Ou seja.. fudeu de vez!!

Bom, é claro que a palestra toda me lembrou a teoria da psico-história do Asimov em Fundação... Que aquilo tinha base científica eu sabia, mas não sabia que era uma base tão antiga...

1 Comments:

Blogger Paulo said...

E eu, com essa palestra, mal posso esperar pra fazer a matéria "Teoria do Caos".

Pena que precisa ter Cálculo 2 (acho...), e do jeito que eu tô sofrendo com ela, já viu, né?

12:54 AM  

Postar um comentário

<< Home