Idéias Mal Cozidas

Comentários pertinentes e impertinentes, resenhas e até aquilo q vc não quer saber antes de ler um livro ou filme, se me der vontade! E outras coisitas mais que possam aparecer...

segunda-feira, janeiro 24, 2005

Alexandre - grande filme!!

Pq tem gente que não gostou desse filme? Porquê???
Tudo bem que o Val Kilmer tá feio nele. Mas criticar até o Vangelis é demais!!

Nossa, falaram tanto da questão do homosexualismo, ou bisexualidade de Alexandre, que não repararam na grandiosidade de seus feitos?
É disso que o filme trata, desde o começo Ptolomeu (Anthony Hopkins) fala de como ele era ambicioso, de como poderia ser comparado a um mito.
Abstraiam as cenas amorosas entre ele e Hefestion (que diga-se de passagem, são ótimas, mas a maior parte dos ocidentais acham aquelas cenas escandalosas!! Basta imaginar que é uma cena entre um homem e uma mulher e vcs verão a beleza delas....)
Reparem em como ele instiga seus soldados no momento da Batalhas (impossível não lembrar de Théoden em O Retorno do Rei...heheeh.. ou ficar esperando o Legolas aparecer na batalha com elefantes..), como faz questão de enfatizar que são importantes, que se lembra de seus nomes e origem..
Vejam a devoção e sentimento de amizade que une os generais em torno de sua liderança, a ponto de uma traição ser considerada um duro golpe, e não apenas algo a se esperar em círculos de poder.

Como erro histórico, creio que apenas o fato de a mãe de Dario, assim como suas esposas e filhas, estarem próximas a Gaugamela, foram abandonadas por ele lá, não em algum palácio na Babilônia.Até onde sei, foi a mãe de Dario, e não a filha, que suplicou pela vida das netas e noras. E ela realmente confundiu Hefestion com Alexandre. Talvez pelo fato do general ser mais alto que o rei.
Tenho a impressão de que Bucéfalo não morreu numa batalha, mas não tenho certeza

Batalhas:
Parece que após a Batalha nos Campos de Pellenor, em O Retorno do Rei, as batalhas tradicionais perderam a glória.
Se esperarmos isso no filme, podemos nos decepcionar, pq as batalhas estão mais para o que pode ter acontecido de verdade: poeira atrapalhando a visão, gente saindo toda coberta de sangue, um flanco levando a pior enquanto o outro acha que está tudo indo bem....tudo o que pode acontecer em batalhas com lanças, espadas, flechas voando, bigas e cavalaria atacando..
E é claro, batalhas em florestas tropicais não são algo que europeus estejam acostumados.. ainda mais com macacos e elefantes

Helenização:
Sim, ela ocorreu, e mesmo tendo opositores entre chefes gregos e macedônios, acabou se tornando umas das maiores contribuições de Alexandre para a posteridade.
Agora, se ele pretendia fazer uma fusão entre as culturas helênicas ou bárbaras, ou se queria "civilizar" os bárbaros, ensinando-os o modo de vida grego, é uma questão controversa.
No filme ele parece admirar outras culturas, mas isso pode ser apenas ficção, já que não fica bem ao herói de um filme ser racista....
Mas que na prática, umas das consequências da helenização foi o fato da cultura grega ganhar status de "cultura superior", é inquestionável. Até hoje ela é assim considerada.

Personagens:
Heféstion: amigo inseparável de Alexandre, um grande general, e talvez fosse seu sucessor, se não tivesse morrido pouco tempo antes
Bagoas: Sim, aquele eunuco que aparece no harém de Dario existiu, fazia parte do harém de Dario, se tornou serviçal e amante de Alexandre. Foi levado para o Egito por Ptolomeu, onde provavelmente se tornou uma das mais ricas fontes de informações sobre Alexandre para os historiadores da época.
Felipe II: Sem ele, Alexandre talvez não tivesse ido tão longe. Era um genio militar. Organizou o exército macedônio, além de ter criado a Falange Macedônica (parte da infantaria: os primeiros 6 soldados mantinham suas lanças – de 6 m de comprimento - inclinadas de tal forma que os de trás também pudessem usar as suas, que avançavam cerca de um metro da primeira fila, tornando-a uma verdadeira muralha)
Bucéfalo: O fato de Alexandre ter domado este cavalo com apenas 13 anos, é algo que ressalta o "mito Alexandre".
Roxane: Seu casamento com Alexandre trouxe tranquilidade em relação às fronteiras na Bactriana. Mas não tenho certeza se ela foi declarada rainha. Esposa com certeza, mas rainha é algo duvidoso.

Bom, acho que talvez tenha me empolgado um pouco com o filme... rs
mas deu pra vcs perceberem que gostei dele, não?


2 Comments:

Blogger Normanda Asterixiana said...

Oi, aqui é a Normanda com problemas javísticos. Muito boa a resenha, guria. Parabéns de novo. Agora entendi melhor o filme, realmente acrescentou um bocado. Desculpe a falta de notícias, mas contamos com censura local... Beijos saudosos.

12:08 AM  
Blogger Normanda Asterixiana said...

Oi, sou eu de novo. Só para dizer que estou com muitas saudades, mas agora em pouco mais de uma semana eu chego aí. Desculpe não estar falando contigo direito ao telefone e nem ligando, mas aqui tudo está bem, porém num equilíbrio muito delicado. Beijos saudosos.

3:00 PM  

Postar um comentário

<< Home