Idéias Mal Cozidas

Comentários pertinentes e impertinentes, resenhas e até aquilo q vc não quer saber antes de ler um livro ou filme, se me der vontade! E outras coisitas mais que possam aparecer...

terça-feira, janeiro 04, 2005

Carta ao Professor

Recebi esta carta hoje, nas lista da Toca/SP do Conselho Branco... é uma das coisas mais emocionantes que já li sobre a obra do professor... e retrata muito do que penso e sinto..

--------------------------------
Professor Tolkien:
Passa da meia noite... Então, no dia de seu aniversário. ponho-me a escrever-lhe, coisas que há tanto tempo mereciam estar registradas.
Não li toda a sua obra. Estou apenas no começo, apesar de meu primeiro contato com um livro seu ter sido já há três anos. É que entre tantas coisas consideradas mais sérias pelo mundo, nem sempre tenho o tempo que gostaria de ter para ler-te. Aliás, acumulam-se as pilhas de livros sem leitura, cada vez maiores, em minha escrivaninha. O poder de tua arte teve um duplo efeito sobre mim: Conhecer teu mundo secundário, tuas idéias, e teu modo de torná-lo habitável enriquece minha compreensão de outros mundos secundários e primários, e me torna mais humana. Aprendo e me purifico através dos mitos que escreveste, a cada dia. Há muitos elementos que eu ainda não entendo, mas sinto e interpreto. Como queria saber se você os sentia como eu sinto! É quando penso nessas coisas que descubro como tenho coisas a descobrir em suas obras. E como tenho coisas a descobrir no mundo, que é tão grande!
O segundo efeito foi ter conquistado, através de sua obra, a amizade de muitas pessoas que hoje são muito importantes para mim. Quando comecei a ler as obras de teu legendariun (primeiro O Hobbit, depois o Silmarillion e O Senhor dos Anéis), o fiz pegando os exemplares emprestados com um colega de sala, que foi se tornando, a cada obra, mais próximo de mim. No primeiro semestre de 2002 o conheci, e já nas férias de meio-de-ano ele ligava para a minha casa a me contar o Silmarillion, já que ficamos sem nos ver e ele sabia que aquele seria um dos livros de minha vida. Já devo estar na quarta leitura do Quenta, a essa altura, apesar de ter lido apenas uma ou duas vezes as partes sobre a segunda e a terceira era. Hoje, ele é o amigo mais íntimo que tenho por perto, com quem compartilho alegrias, sonhos, anseios e besteiras.
Mas esta não foi a única amizade que conquistei por intermédio de tua obra, Professor!
Há exatamente um ano fui, pela primeira vez, numa reunião na sede paulistana no Conselho Branco. Hoje, faz parte da minha vida passar dias inteiros com meus amigos tolkendili. É bom estar na comunidade que formamos, onde temos novas filiações, atribuições diferentes das da vida cotidiana, e onde todos, mesmo que de forma distante, são parentes entre si. Eu amo estar com eles, e me sinto muito bem. Também por isso te agradeço. Há mais coisas que queria te contar, Professor, mas se escrevo tudo de uma vez, tardarei a encerrar esta carta. E quero mandá-la, antes que o sono me torne covarde.
Te agradeço sinceramente por tudo, e espero que se alegre com a minha carta, onde quer que esteja agora
Abraços
Virgínia "Lórien" Rezende Montesino
03-01-05 - 00:29

1 Comments:

Blogger Normanda Asterixiana said...

Nossa, parece que foi bem bom, hein? Ah, e bem vinda ao mundo do oniguiri e derivados... esse troço vicia! Também estou louca pra voltar. Beijos.

2:02 AM  

Postar um comentário

<< Home