Idéias Mal Cozidas

Comentários pertinentes e impertinentes, resenhas e até aquilo q vc não quer saber antes de ler um livro ou filme, se me der vontade! E outras coisitas mais que possam aparecer...

sábado, abril 23, 2005

Dias felizes e sua descrição....

"É estranho, mas as coisas boas e dos dias agradáveis são narrados depressa, e não há muito que ouvir sobre eles, enquanto as coisas desconfortáveis, palpitanes e até mesmo horríveis podem dar uma boa história..." (O Hobbit, 2º edição, pg. 50)

Eu achava quer esta frase não poderia ser contradita, mas encontrei um livro em que dias felizes são descritos em muitas páginas... muitas mesmo!
Não, não é um livro de auto ajuda, e os seus personagens estão se preparando para uma guerra, que poderá ter vários fronts... o que eu não acho que seja muito diferente da situação do nosso hobbit e a companhia de anões de Thorin.
Mas as cenas de rotina no Codomínio Capricórnio, feudo de sir John em Bertioga, são de felicidade, felicidade simples e pura... enquanto se preparam para um futuro que sabem perigoso, mas com esperança de que o que estão fazendo ajude a mudar este futuro para algo bom.

Tá bom que enfrentar exércitos de mutantes, e prever a fúria dos jesuítas inquisidores por terem desobedecido a ordem de não usarem rifles e granadas na batalha não é lá uma grande perspectiva.

Mas os jantares, as cenas de namoro entre John e Lady Espelth - que diga-se de passagem, não fica nada a dever a uma Eleanora da Aquitânia - os dias tranquilos à varanda, nas nascentes, cuidando da comida, obras, etc.. este cotidiano que pode ser uma forma de felicidade se feito com algum objetivo, isto está na obra.

ainda escreverei mais sobre este livro, no qual estou mergulhada a 3 dias, na esperança de conseguir terminar de lê-lo antes do fim do feriado...
esperem mais posts sobre ele em breve.. rs