Idéias Mal Cozidas

Comentários pertinentes e impertinentes, resenhas e até aquilo q vc não quer saber antes de ler um livro ou filme, se me der vontade! E outras coisitas mais que possam aparecer...

segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Participar de um CdE de novo foi ótimo!
E reler a biografia de Tolkien me deixou, de novo, emocionada...
A infância dele me comove, e muito... não sei pq, sempre tenho vontade de chorar em algumas partes. Nem é uma história tão excepcional assim, mas alguma coisa nela me toca profundamente.

E fazendo a ligação da Biografia com o CdE:
Os heróis humanos de Tolkien, até onde me lembro, perderam o pai cedo. Exatamente como ele. Mesmo sabendo que um heróis típico normalmente não são criado pelos pais, deve haver alguma relação desse fato pessoal com os seus heróis, por mais que não fosse intencional...
Tá certo que o Bilbo e o Sam não se enquadram neste aspecto do heroísmo, mas eles não são "heróis humanos", né? Por mais que tecnicamente hobbits o sejam....
Mas o Frodo se tornou ófão na infância..

E reler este trecho de "A Viagem de Earendel, a Estrela Vespertina" foi o máximo:

"Earendel ergueu-se da taça do Oceano
Na escuridão da borda do mundo-médio;
Da porta da Noite, como um raio de luz,
Saltou por sobre a orla do crepúsculo,
e lançando sua barca, como uma centelha de prata,
Da areia dourada que esmaecia,
Descendo pelo ensolarado hálito de ígnea morte do Dia
Fugiu célere da Terra Ocidental"

(talvez esteja meio emotiva hoje... ou não.. sei lá..)

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oie...tbm gostei do CdE.. afinal foi meu primeiro e o primeiro é sempre inesquecível... ainda mais com um trecho tão bom...
E por falar na Bio do Tolkein... hj eu pego na sua casa... não vejo a hora de ler esse livro...
Bjão...

4:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Tbm gostei do CdE... tbm foi meu primeiro... e por falar na bio do tolkien...eu pego mais tarde com vc... não vejo a hora de ler...:D:D:D
Bjão

4:52 PM  

Postar um comentário

<< Home